FORÇAS INTERMOLECULARES. Que elas tem a ver com os romances?

As moléculas (ou os romances que começam e terminam , deixando todo mundo louco) se mantêm unidas devido às forças de atração que existem entre elas.
Quanto maior a força de atração, maior será a coesão entre as moléculas. Isso irá se refle­tir em muitas propriedades como, por exemplo, num maior ponto de fusão e ebulição.
Forças de van der Waals ou forças de dipolo induzido
As forças de van der Waals ou de dipolo induzido são forças fracas que ocorrem entre moléculas apolares ou entre átomos de gases nobres.
Estas forças são estabelecidas da seguinte maneira: quando duas moléculas apolares se aproximam, ocorre uma repulsão entre suas nuvens eletrônicas.
Ou seja, pessoas que possuem perfis diferentes causam repulsa umas às outras?
Essa repulsão provoca um movimento dos elétrons que vão se acumular numa região da molécula, deixando a região oposta com deficiência de carga negativa. Seria dizer que vão criar ira, ódio amoroso entre elas?
Cria-se assim um dipolo induzido: a molécu­la apolar, onde se formou o dipolo, induz as outras moléculas a também formarem dipolos, dando origem a uma pequena força de atração elétrica entre elas. OU seja, quando você começa a espalhar pro seus amigos sobre a outra pessoa, criando assim o que chamamos de reputação, boa ou ruim.
Forças de dipolo permanente
As forças de dipolo permanente são responsáveis pela atração existente entre moléculas polares. Aqui falamos das pessoas que se atraem pela razão de acharem que : semelhantes se atraem”
Estabelecem-se de tal forma que a extremidade negativa do dipolo de uma molécula se aproxime da extremidade positiva do dipolo de outra molécula. A parte ruim de uma pessoa se equilibra com a parte boa da outra, e assim as duas se completam. É essa a leitura? Sei lá, é o que entendi.
Dica: comece a pensar nas pessoas como moléculas e ache seu ponto de interação.


Comentários