Votação da PEC do Diploma terá regime especial na próxima semana no Senado


A votação da PEC 033/09, de autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), que requer a volta da obrigatoriedade do diploma de Jornalismo para o exercício da profissão, deverá ser votada em regime especial na próxima semana no Senado Federal. A matéria deveria ter sido colocada em primeira discussão nesta quinta-feira (dia 12), mas teve que ser adiada por que a pauta estava trancada por votação com regime de urgência.
A PEC do Diploma, que já possui intenção de voto favorável da maioria dos senadores – pela contagem da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) 68 senadores são favoráveis, 6 são contrários e 7 ainda estão indefinidos, obteve na tarde desta quinta-feira acordo de lideranças para que na semana que vem seja colocada em regime especial, com grandes chances de ser votada. A informação é do senador Ignácio Arruda (PCdoB/CE), relator da matéria.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo e secretário geral da FENAJ, José Augusto Camargo (Guto), disse que mobilização em defesa do diploma continua e é uma questão de honra para os jornalistas brasileiros. “Nossa expectativa é de que a PEC seja aprovada, já que a maioria dos senadores se mostra propensa a sua aprovação”.
O “placar” com o posicionamento dos parlamentares está disponível no site do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (www.sjsp.org.br) ou ainda no site da FENAJ (www.fenaj.org.br). Também está disponível nestes endereços a petição pública pela aprovação das PECs – Senado e Câmara, com mais de 6.500 assinaturas. Para participar acesse http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2011N8603

Comentários