2013 - O ano da mudança política


               A nova página da política regional começou cedo: no dia 08 de outubro de 2012. O jogo agora tem nova rodada, onde o peão do tabuleiro segue o ritmo da esfera estadual e federal. O que a internet reserva para a corrida eleitoral de 2014?

   Três conceitos ganharam força nas eleições 2012 em seu processo virtual: Discernimento, Foco e Seleção. Uma coisa levando a outra. 
    As redes sociais fizeram o internauta ver mais vídeos pelo youtube que pela televisão, criaram canais específicos para cada indivíduo, reagrupando seus interesses em focos iguais, e deixaram para ele a escolha do melhor candidato. 
    Em resumo, a internet pode criar reputação daqui pra frente ou destruir uma.
    Discernimento vem de saber a diferença entre “pensamentos e ideias”. No primeiro caso, se trata de “palavras soltas”, expressas num momento qualquer, sem uma ligação com um fato conhecido por ambas às partes. 
    As ideias são uma resposta prática e efetiva de um problema ou assunto de relevância social. Devem ser racionais ou apoiadas em fatos reais, a fim de se mudar para melhor uma situação. O Foco e a Seleção falam sobre o público-alvo.
    É premente adotarmos esta nova postura na análise destes conceitos, por que existe uma tendência de que os novos eleitores possam decidir o seu voto por um clique no mouse. A cada dia mais pessoas se conectam a web, e com isso, selecionam sua própria informação, aquilo que querem ler, ver e ouvir.
                Como fala a editora Gisele Beiguelman da Revista Select, “estamos num novo paradigma cultural”. Temos que criar discussões sobre temas que estão nas ruas, na internet, jornais, na televisão, mas que passam despercebidos. Os futuros governantes precisam interagir com as “novas tecnologias, que modificam diariamente a cultura, a sociedade e o meio ambiente”.
               A qualidade de nossa vida e das pessoas a nossa volta dependem da qualidade das perguntas que fazemos e das respostas que escolhemos. É múnus, que toda pessoa pública lute para mudar o quadro social em que vive, pautado pelo interesse da maioria daqueles que ele representa.
   A partir de agora os homens públicos eleitos devem se lembrar de que o ano quem vem o jogo tem nova rodada, desta vez com maior prisma. Vamos escolher representantes para nossa região na Assembleia Legislativa de São Paulo e em Brasília. Um vereador eleito em São José do Rio Preto, por exemplo, vai querer se engajar no processo, pra ter a volta em 2016. O prefeito de uma cidade da região precisará de apoio de deputados e senadores para a construção de uma nova fase em seu município.
  Eles não podem se esquecer de dar a mão a quem os apoiou no passado, a fim de saudar com vitória o futuro.
“De tempos em tempos, os homens tropeçam na verdade, mas a maioria deles se levanta e segue adiante como se nada tivesse acontecido.”   Winston Churchill